É evidente que os conceitos BYOD (Bring Your Own Device - Traga seu próprio dispositivo) e IoT (Internet of Things - Internet das coisas) contribuem em grande parte para a proliferação de dispositivos baseados em IP nas redes empresariais de hoje. Cada dispositivo na rede precisa de um endereço IP, e cada endereço IP requer configuração e gerenciamento. O resultado é um aglomerado de servidores DHCP/DNS para gerenciar e distribuir endereços IP e atender eficientemente às necessidades de endereçamento IP da rede.

 

Com um número cada vez maior de dispositivos diferentes que entram e saem da rede, os pedidos e concessões de IPs empresariais para dispositivos de usuário e outros dispositivos cruciais à empresa estão aumentando. Os administradores estão sob tremenda pressão para atender aos requisitos de IP que mudam cada vez mais rápido e, ao mesmo tempo, precisam garantir disponibilidade, desempenho ideal e resolução rápida de problemas relacionados com IP.

 

Gerenciamento centralizado de endereços IP

 

De modo geral, o gerenciamento de endereços IP é definido por tarefas como planejamento e alocação de endereços IP, gerenciamento de inventários de IP e suas dinâmicas, planejamento para IPv6 e assim por diante. Para começar, o gerenciamento eficiente de IP envolve planejamento adequado e alocação de espaço de endereço IP para assegurar-se de que haja endereços IP suficientes disponíveis sempre que forem necessários. As armadilhas em usar métodos manuais e ferramentas desenvolvidas internamente são que, a um determinado momento, especialmente na ocorrência de um problema, os administradores são incapazes de dizer onde ou como um endereço IP está sendo usado. Além disso, eles são incapazes de permitir que outras pessoas em um cenário de equipes dispersas usem as ferramentas de rastreamento de IP simultaneamente. A incapacidade de delegar tarefas causa atraso na atribuição de novos endereços IP e no cumprimento das solicitações de IP. Isso também consome muito tempo valioso na compilação de relatórios de conformidade e outros relatórios. O efeito de tais ineficiências em administração acabam refletindo na rede da organização. A documentação manual de IPs consome muito tempo e acaba não sendo atualizada. Uma documentação desatualizada e dados obsoletos geram atrasos em projetos e erros de rede. A duplicação de endereços IP causa conflitos de IP que resultam em problemas de conectividade e tempo de inatividade substancial na rede.

 

Solução ideal

 Automação de tarefas de gerenciamento de IP rotineiras, como alocação, atribuição e rastreamento.

 Gerenciamento consolidado de endereçamento IP e serviços DHCP/DNS

 Alertas e relatórios ativos

 Fácil localização de endereços IP disponíveis

 Fácil localização de detalhes de pontos de extremidade para um endereço IP específico

 

Como o SolarWinds IPAM pode ajudar?

1. Importe facilmente suas planilhas antigas Esta exibição mostra que os endereços IP estão em uso, disponíveis, transientes ou reservados.

      a. Configure manualmente o status de IP

      b. Importe uma lista de IPs das planilhas existentes

      c. Mostre detalhes sobre os endereços IP específicos

 

2. Pesquise qualquer endereço IP para ver seu status, histórico e detalhes

 

3. Ative as verificações de rede para verificar o status de um endereço IP

 

4. Totalmente integrado à administração de DHCP e DNS

 

Veja o IPAM em ação - http://configuration.demo.solarwinds.com/Orion/IPAM/IPAMSummaryView.aspx

Baixe o IPAM e teste grátis no seu ambiente - http://www.solarwinds.com/register/registrationb.aspx?program=911&c=70150000000Eehi

Mais informações - http://cdn.swcdn.net/creative/pdf/ProductGuides/BR/Reviewers_Guide_IPAM_4_1.pdf

 

Caso tenha dúvidas entre em contato 0800 892-2195 ou mande um email para vendasbrasil@solarwinds.com